Proposta de adaptação da contabilidade financeira para uso do custeio variável sem violar a legislação tributária
Abstract
O custeio variável é, indubitavelmente, um excelente método de custeio devido às diversas possibilidades de análise nele contidas, como: apuração do ponto de equilíbrio, grau de alavancagem operacional, margem de segurança, maior facilidade na precificação, avaliação precisa da descontinuidade de produtos e decisões sobre comprar ou fabricar. No entanto, esse método de custeio não é utilizado na contabilidade financeira, por não ser aceito pela legislação brasileira do imposto de renda. A pesquisa de cunho bibliográfico aplicada apresenta uma proposta de adaptação na contabilidade financeira para que esta possa adotar
o custeio variável sem violar a legislação tributária brasileira. Para isso, os custos de produção fixos devem ser separados e ativados em conta específica do ativo ‘Estoque de custos fixos’ e contabilizados no resultado, à medida que os produtos são vendidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional