Adoção das IFRS e as propriedades das previsões de lucros dos analistas: Caso brasileiro
Abstract
Com o propósito de identificar as características gerais das projeções de lucros dos analistas de empresas brasileiras, este artigo visa documentar o desempenho desses importantes intermediários financeiros, apreciando dois pontos especificamente: i) o viés; e ii) a acurácia. A partir de dados da Thomson Reuters I/B/E/S, foram investigadas as propriedades estatísticas das projeções dos analistas do período em torno do qual se adotaram as International Financial Reporting Standards (IFRS) no Brasil. O período de estudo foi de
2007 a 2011, analisando-se as previsões de lucro trimestrais. Características como acurácia, viés e precisão das projeções dos analistas são apreciadas em diferentes situações. Os resultados indicaram que a acurácia dos analistas melhora com um aumento da cobertura e nas empresas lucrativas. Testes univariados e multivariados não apontam alterações significativas na acurácia e viés das previsões dos analistas nos anos em torno da adoção das IFRS. A adoção das IFRS não pode ser vista como panaceia para os males
da contabilidade e ineficiências do mercado de capitais. A complexidade dos ajustes às novas normas contábeis e o lento processo de consolidação de conversão das demonstrações podem explicar parcialmente os resultados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional