A influência das IFRS na assimetria dos custos das empresas brasileiras listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1142Keywords:
Comportamento dos custos; IFRS; custo pegajoso.Abstract
Este trabalho objetivou analisar o comportamento assimétrico dos custos e despesas em relação à receita, após adoção das International Financial Reporting Standards - IFRS, usando as informações de receita, custos e despesas de todas as empresas listadas na B3. O resultado apresenta similaridade com os já existentes na literatura, indicando assimetria no comportamento dos custos. A título de robustez, analisou-se a amostra com e sem as empresas financeiras e somente com as empresas financeiras. Considerando todas as empresas, após a adoção das IFRS, observou-se que o comportamento dos custos foi mais aderente. Ainda no período de adoção das IFRS, observou-se que o comportamento dos custos foi menos pegajoso, mesmo quando se separam as empresas em financeiras e não financeiras. Analisando somente as empresas financeiras com 376 observações, e comparando com as não financeiras, observou-se que os custos das empresas do setor financeiro não variam na mesma intensidade das receitas, apresentando, assim, um comportamento mais pegajoso, diferente dos apresentados nas literaturas já existentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Edelmira Rodrigues da Costa, Poliano Bastos da Cruz, Silvania Neris Nossa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional