EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS INGRESSANTES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t06Abstract
Na área de contabilidade, a demanda é por profissionais qualificados, providos de habilidades, conhecimentos específicos e que estejam preparados para enfrentar as questões envolvendo as atribuições da área em que atuam, podendo gerar a expectativa de uma boa remuneração, estabilidade e segurança no emprego. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar quais são as expectativas profissionais dos alunos que ingressaram, em 2018, no curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública. Neste sentido, espera-se que identificar as expectativas profissionais dos estudantes ingressantes possa colaborar com a instituição e seus docentes, pois conhecendo as pretensões dos estudantes, é possível realizar uma adequação nos projetos pedagógicos, tornando-os mais adequados ao perfil desses discentes e buscando atender melhor aos seus interesses. Trata-se de uma investigação descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa, sendo utilizada na análise a estatística descritiva e a análise fatorial exploratória. Dessa forma, os resultados revelam que a maioria dos alunos é do gênero feminino e tem até 25 anos de idade. Suas expectativas indicam interesse em prestar concursos públicos e atuar na área financeira e de auditoria, tendo pouco interesse nas áreas trabalhista e de contabilidade do agronegócio. Sobre as recompensas profissionais esperadas, grande parte dos estudantes deseja ganhar um bom salário e demais benefícios. Já por meio da análise fatorial, observou-se que as expectativas profissionais dos estudantes se relacionam com a atuação em empresas de terceiros, na condição de profissional liberal e com cargos que proporcionem status e estabilidade.
Palavras chave: Expectativas profissionais, Estudante de Ciências Contábeis, Perfil do ingressante, Recompensas profissionais.
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- 2020-12-16 (2)
- 2020-05-15 (1)
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