O QUE EXPLICA A PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL?
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t05Abstract
Este estudo objetiva verificar os fatores explicativos para a propensão ao endividamento de jogadores profissionais de futebol. Os dados são provenientes de questionários aplicados a 45 jogadores profissionais de futebol, os quais foram analisados por meio da análise fatorial e da regressão quantílica. Os resultados revelam que o exercício do poder e prestígio aumenta a propensão ao endividamento dos respondentes que têm baixa e baixíssima propensão a se endividar e que jogadores ansiosos possuem relação com a propensão ao endividamento elevado. Constatou-se ainda que a atitude com cartão de crédito está positivamente relacionada com a pouca propensão ao endividamento. As implicações teóricas versam em discutir fatores que são explicativos para a propensão ao endividamento a partir da ótica de um público específico, os jogadores de futebol. No campo prático, demonstra-se que a sensação do poder e prestígio pode ser preditor para o endividamento e que alguns jogadores gozam desta posição. Isso requer equilíbrio e consciência para não gastar em excesso. Deve-se, também, atentar para a ansiedade, uma vez que esta pode conduzir ao endividamento. Alerta-se para a necessidade de gestão das finanças ao longo da carreira ao saber que a atividade finda em período curto, o que este profissional deve pensar de forma contínua no seu pós-carreira.
Palavras-chave: Propensão ao endividamento. Planejamento Financeiro. Jogadores profissionais de futebol.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2020-12-16 (2)
- 2020-05-15 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional