A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA NA QUANTIDADE DE DISCLOSURE INFORMACIONAL DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n3t02Palavras-chave:
Disclosure, Transparência da Gestão Pública, Informação Compulsória e Voluntária.Resumo
Apesar de a literatura ressaltar a relevância do disclosure como instrumento de prestação de contas das empresas, e do governo aos seus stakeholders e à sociedade, não necessariamente a maior quantidade dessas informações geram um maior nível de accountability. Isso porque o nível do disclosure pode ser influenciado por características como relevância, tempestividade e compreensibilidade. Este estudo objetiva verificar o efeito do nível de transparência da gestão pública sobre a quantidade de disclosure entregue pelos gestores municipais. Para tanto, foram coletadas informações nos sites dos portais de transparência dos 78 municípios do Estado do Espírito Santo no período de 2013 a 2016. Os resultados sugerem uma relação inversa entre o nível de transparência com foco em boas prática e interatividade com quantidade de disclosure compulsório e voluntário, o que pode indicar um trade off entre essas características do disclosure informacional, e também a preferência do gestor por cumprir a lei em detrimento de gerar maior quantidade de informações.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (2)
- 2019-12-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paulo Sérgio Torres da Silva, Danilo Soares Monte-Mor, Victor Rangel dos Santos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional