ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO ROI: UM ESTUDO DE CASO PARA UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t04Resumo
É sabido que a informação contábil apresenta um problema quanto a sua temporariedade. No caso, ela é uma informação fixa no tempo, baseada em acontecimentos passados. Neste sentido, técnicas estatísticas auxiliam na compreensão da informação para planejamento e atos futuros. O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento das variáveis que compõe o ROI através da análise de sensibilidade. O estudo desenvolveu-se como uma pesquisa empírica onde foram analisados os balancetes mensais do ano de 2015 de uma empresa de tecnologia da cidade de Ribeirão Preto. Para a determinação do output foram utilizados inputs como: ativo circulante e permanente, passivo operacional, receita, custos, despesas administrativas e comerciais, número de clientes, além de outras despesas cujo montante verificou-se relevante. Por fim, após submeter os inputs ao teste de sensibilidade e simulação de Monte Carlo foi observado que as variáveis relacionadas a custos e despesas apresentaram correlação negativa próxima de -1, mostrando assim seu impacto negativo no ROI. Já as variáveis como vendas e número de clientes tiveram correlação positiva próxima a +1, portanto com impacto positivo em relação ao ROI.
Palavras-chave: Análise de Sensibilidade; Retorno sobre o Investimento; Contabilidade Gerencial; Processo de Tomada de Decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (2)
- 2019-08-13 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional