REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS E INDICADORES DE DESEMPENHO: UMA ANALISE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n2t04Palavras-chave:
remuneração dos executivos; desempenho; ROA.Resumo
Este artigo teve como objetivo verificar a associação de indicadores de desempenho das companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa com a remuneração dos executivos. Para isso, foram utilizadas informações sobre remuneração executiva, obtidas através do Relatório de Referência de cada empresa, referentes ao período de 2010 a 2014. Ao todo, foram selecionadas 134 empresas para cada ano a ser estudado, totalizando 670 observações. A metodologia estatística adotada teve como base a utilização de variáveis dependentes e medidas de desempenho. Apesar de os dados disponibilizados pelas empresas ainda serem vagos quanto aos valores exatos de remunerações dos executivos, considerando que foram analisados períodos referentes ao início do atendimento da obrigatoriedade de divulgação das remunerações dos executivos, ainda assim foi possível realizar a análise das relações variáveis em períodos distintos. Quanto à demonstração da remuneração total média (em logaritmo), o resultado demonstrou que a variável “ROA” (Retorno sobre o ativo), a qual tem a função de medir o desempenho dos executivos, mostrou-se relacionada com a remuneração executiva. Ao analisar a remuneração média dos diretores, pode-se perceber uma ligação com a bonificação. Conclui-se, no que concerne às medidas de desempenho, que estas foram indispensáveis na remuneração executiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (3)
- 2018-08-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Palloma Katluyn Albuquerque Ferreira, Alan Santos de Oliveira, Ailza Silva de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional