A importância de um sistema de apuração de custos no setor público
Resumo
Trabalhar nos limites do equilíbrio, é a nova ordem global inserida nos "ditames" do mercado, prevalecendo também para o setor público, tendo em vista a recente sanção da Lei que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. O paradigma "público" até pouco tempo pairava soberano sem questionamentos no âmbito da superestrutura. Entretanto, novos ares sopram atualmente. O "mercado" transformou-se no grande formulador do que deve e do que não deve ficar pendurado à administração pública. Portanto, só resta ao setor público cumprir as mesmas regras da iniciativa privada, especialmente no que concerne ao planejamento, ao remanejamento e flexibilização dos fatores de produção. Diante disso, este trabalho pretende demonstrar que o sistema de custeio baseado em atividades é um dos mais eficazes como ferramenta gerencial de grande significado para organizações, pois foi concebido para custos não somente de produtos (bens ou serviços), como também de outros objetos de custeio: processos, clientes, projetos, metas, programas de governo, unidades governamentais, entre outros e também a possibilidade de auxiliar o gestor a exercer as funções de planejamento e de controle de maneira mais eficaz. Esta situação chamou a atenção para desenvolvimento de um trabalho com a questão "custos no setor público" sendo bem enfatizada. A iniciativa propiciou muito mais que o pretendido entendimento da metodologia de custeio, trouxe nova filosofia, abriu novas perspectivas, bem como uma contribuição para o setor público implementar sua Gestão de Custos, baseado em algum sistema de custos já existente para poder sair do tempo que fornecia dados e entrar na era da informação, nesse trabalho mais especificamente o sistema de custos baseado em atividades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional