Um estudo sobre a importância do planejamento e controle financeiro em uma microempresa são-joanense de confecções
Resumo
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e mutável, associado às crises econômicas, a sobrevivência das micro e pequenas empresas exige uma reavaliação dos processos de gestão em face das exigências de mercado, e sugere a adoção de ferramentas de controle econômico-financeiro que auxiliam na tomada de decisões. Decisões estas que devem ter como base informações precisas, significativas e no tempo certo. No entanto, percebe-se que as MPEs utilizam poucas ferramentas que permitem avaliar a ‘saúde’ financeira
da empresa. Os controles existentes, na maioria das vezes inadequados, não permitem uma administração financeira eficiente e eficaz no que se refere às decisões de financiamentos e investimentos, colocando a empresa em constantes desafios relacionados a problemas financeiros. Neste contexto, o principal objetivo deste artigo é fazer uma revisão teórica dos conceitos de Planejamento
e Controle financeiro e apresentar algumas ferramentas básicas de controle financeiro. Também serão apresentadas características e práticas adotadas por uma microempresa do setor de confecções na cidade de São João del-Rei (MG). A partir disso, pode-se fazer uma reflexão acerca de práticas gerenciais apropriadas que permitem aos gestores tomadas de decisões estratégicas, adequadas e oportunas ao negócio, com embasamento em informações traduzidas de dados da realidade econômico-financeira da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional