Passivos intangíveis: uma discussão a respeito da sua evidenciação nas demonstrações contábeis
Resumo
O presente trabalho visa demonstrar como os passivos intangíveis são evidenciados nas demonstrações contábeis. Para isso, buscouse analisar com profundidade as demonstrações contábeis de todas as seis empresas siderúrgicas que publicam seus demonstrativos no site da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa). Desse modo, utilizou-se a pesquisa documental e a bibliográfica. Para
a documental, a análise foi feita em Balanços Patrimoniais, Notas Explicativas, Relatórios da Diretoria e Balanço Social. Concluiu-se que, por falta de legislação específica, subjetividade do tema e/ou falta de conhecimento dos administradores, as empresas pouco divulgam os passivos intangíveis. Das que o fazem a maioria os utiliza indiretamente como forma de divulgar ativos intangíveis, ou seja, gerar um reflexo positivo, tanto no ambiente externo quanto interno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional