TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS GERENCIAIS PELAS EMPRESAS DA GRANDE JOÃO PESSOA (PB)
Resumo
Este trabalho identificou os artefatos gerenciais utilizados pelas companhias da Grande João Pessoa (PB). Foram analisadas 32 empresas da região metropolitana como amostra da pesquisa, sendo aplicados questionários destinados a identificar a utilização de artefatos gerenciais. Utilizou-se a estatística descritiva para apurar os resultados, bem como o teste de correlação de Spearman visando à validação dos dados. Desse modo, foi possível verificar que as empresas empregam artefatos gerenciais para o processo decisório. Ademais, os resultados se mostraram concernentes no que diz respeito aos artefatos utilizados e enfoques dos relatórios gerenciais, por apresentarem características dos 1º e 2º estágios evolutivos da contabilidade gerencial. Os artefatos com maior destaque em utilização pelas empresas foram o orçamento e planejamento estratégico. Ainda foi possível, de acordo com os artefatos utilizados e enfoques dos relatórios gerenciais, classificar as empresas com características mais específicas do 1º e 2º estágio evolutivo, bem como classificar os artefatos utilizados pelas empresas em tradicionais e modernos. Nesse sentido, é importante mencionar que os relatórios gerenciais elaborados pelos contadores e gerentes contábeis concentram maior enfoque nos custos, controles financeiros e informações para controle e planejamento gerencial. Portanto, com base nas respostas dos responsáveis pelo setor contábil e gerencial, as empresas possuem influência dos artefatos gerenciais em relação ao alinhamento de suas estratégias, ou seja, os instrumentos da contabilidade gerencial são alinhados aos objetivos estratégicos para alcançarem as metas empresariais.
Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Artefatos gerenciais. Estágios evolutivos da contabilidade gerencial. Tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional