CELEBRANDO O CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO AUTOR NA PESQUISA EM CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v25i1.1553Palavras-chave:
Paulo Freire, Contabilidade Dialógica, Ensino, SustentabilidadeResumo
Neste trabalho, investigamos a incorporação do pensamento de Paulo Freire na pesquisa em contabilidade. Realizamos um levantamento abrangente de pesquisas nacionais e internacionais, buscando identificar como os autores se apropriam da obra do autor. Analisamos 56 artigos, dos quais quase metade são de autores brasileiros. Entre as publicações internacionais, destacam-se a Austrália e o Reino Unido (em inglês) e a Colômbia (em espanhol). O uso das ideias de Paulo Freire se concentrou em quatro áreas: (i) princípios pedagógicos, (ii) saberes necessários à docência, (iii) contabilidade em contextos sociais e (iv) dialogicidade na prática contábil. A realização de pesquisas e debates sobre esses temas indica um potencial para aperfeiçoar o ensino e a prática contábil em prol da sustentabilidade. No entanto, como observado em alguns estudos, ainda há muito a ser feito para integrar efetivamente as ideias de Freire na prática: na estrutura básica de ensino, na relação em sala de aula e na concepção e elaboração dos relatos socioambientais.
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