A relação entre as variáveis macroeconômicas e o Ibovespa: Novas evidências para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1164Palavras-chave:
Ibovespa, Variáveis macroeconômicas, Mercado de capitais.Resumo
O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre as variáveis macroeconômicas e o índice Ibovespa, no período de janeiro de 2000 a fevereiro de 2019. Para tanto, utiliza-se como metodologia a estimação de um modelo Vetor de Correção de Erros (VEC), a função impulso resposta e o teste de causalidade de Granger. Os resultados mostram que a taxa básica de juros está negativamente associada com o Ibovespa e possui causalidade no sentido de Granger, com um nível de significância de 10%, assim como uma relação positiva foi observada em relação à confiança dos agentes. O Produto Interno Bruto (PIB) não impactou positivamente o Ibovespa, diferentemente de outras aplicações empíricas, o que pode ser resultado do contexto macroeconômico do Brasil observado entre 2015 e 2019, de alta do mercado acionário ao meio de uma crise econômica. As estimativas mostraram também que as variáveis macroeconômicas respondem aos estímulos do mercado acionário, mostrando que o aumento deste possui impactos negativos no Câmbio e positivos no PIB e nas reservas internacionais. Conclui-se que o mercado de capitais é um provedor de recursos permanentes para a economia, uma vez que, a relação entre as variáveis macroeconômicas e o mercado acionário é estatisticamente significante. Dessa forma, este estudo contribui para a academia no sentido de identificar as melhores variáveis de controle nos modelos econométricos e pela determinação do Ibovespa como uma variável explicativa para o crescimento econômico dos países.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luan Vinicius Bernardelli, Murilo José Borges, Simone Leticia Raimundini Sanches, Eliane Cristina de Araujo Sbardellati, Gustavo Henrique Leite de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional