Desempenho econômico-financeiro e estatística fractal do preço das ações de empresas brasileiras listadas no índice IBRX-50
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1146Palavras-chave:
Desempenho econômico-financeiro; Estatística fractal; Preço das ações; Empresas brasileiras.Resumo
Este estudo objetiva comparar o ranking de desempenho econômico-financeiro com o ranking da estatística fractal do preço das ações de empresas brasileiras. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa. A população compreendeu 50 empresas que pertencem ao índice IBrX-50 da B3 e a amostra constituiu se de 44 empresas, sendo o período de 2012 a 2015. Aplicou-se o método TOPSIS para obter o ranking de desempenho econômico-financeiro e para desenvolver o ranking do preço das ações, a metodologia Hurst. No geral, os resultados revelaram que o ranking de desempenho econômico-financeiro das empresas analisadas não se assemelha com o ranking do preço das ações, visto que as empresas que lideraram no ranking de desempenho, não apresentaram as primeiras colocações no ranking do preço das ações. As ações apresentaram-se persistentes e antipersistentes nos anos analisados. Este resultado sugere que houve uma probabilidade maior de 50% de um valor negativo ser seguido de um positivo (antipersistente) e, maior que 50% de um valor positivo no preço das ações ser precedido de outro positivo e de um valor negativo ser seguido de outro negativo (persistente). Tais resultados trazem implicações práticas para os investidores, pois podem utilizar estes achados para refletir sobre a posição das empresas nos rankings, com vistas a minimizar o risco inerente as operações no mercado de capitais. A pesquisa também apresenta contribuições teóricas, no preenchimento de lacunas da literatura de finanças sobre o tema e traz novas evidências sobre as hipóteses de eficiência do mercado de capitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mara Vogt, Larissa Degenhart, Nelson Hein
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional