ABORDAGENS DE ESTUDOS SOBRE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n1t03Palavras-chave:
Abordagens de Estudos; Gerenciamento de Resultados; Novas Perspectivas.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar as abordagens de estudos sobre gerenciamento de resultados, estabelecendo novas perspectivas a partir da análise bibliométrica. Para tanto, a pesquisa têm caráter descritivo, com perspectiva temporal longitudinal, realizada nas publicações de periódicos da base Scopus que contenham a expressão “earnings management”. Com a utilização de três filtros para a determinação dos estudos a serem utilizados, determinou-se como amostra final 46 artigos que foram analisados sobre as perspectivas do: (i) número de citações; (ii) revistas; (iii) autores; (iv) co-autores; (v) ano de publicação; (vi) modelos de gerenciamento de resultados; (vii) variáveis explicativas do gerenciamento de resultados; (viii) resumos; e (ix) conclusões. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudos sobre gerenciamento de resultados utilizam a base teórica da agência. As temáticas mais pesquisadas foram, governança corporativa e ao controle da firma. Além disso, o modelo mais utilizado para determinação do nível de accruals discricionários foi o Jones Modificado. Os resultados sugerem que nos anos recentes, tem havido uma diminuição no número de artigos sobre o tema gerenciamento de resultados. Tal fato pode indicar a necessidade de mudança na base teórica, considerando a utilização de outras abordagens que não sejam os conflitos de agência, mas que considerem os aspectos comportamentais que interferem no oportunismo do gestores para o reporte da informação contábil. Contribui-se induzindo pesquisadores para novas perspectivas teóricas, que buscam explicar a prática de gerenciamento dos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-12-16 (2)
- 2019-05-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cristian Baú Dal Magro, Carlos Eduardo Facin Lavarda, Roberto Carlos Klann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional