INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA DAS COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar se as variáveis de gestão econômico-financeira e de internacionalização são relevantes para explicar a existência de melhores práticas de Governança Corporativa (GC) das companhias listadas na BM&FBovespa. Dessa forma, foram analisadas 379 companhias listadas na Bolsa, a partir de dados semestrais disponibilizados para o biênio 2014-2015, cujo tratamento deu-se por meio de modelos de regressão logística. Como variável dependente dicotômica empregou-se a probabilidade de ocorrência das melhores práticas de GC e, como variáveis independentes, utilizaram-se indicadores de gestão econômico-financeira e a emissão de American Depositary Receipts (ADRs) como indicador de internacionalização das empresas. Evidenciou-se que as variáveis tamanho da empresa e emissão de ADRs apresentaram resultados positivos e significativos. Isso revela que as empresas maiores tendem a manter as boas práticas de governança, pois estão mais susceptíveis à ação dos investidores externos. No caso da emissão de ações no mercado acionário norte-americano, comprova-se a teoria de que empresas com expansão no volume de negociações de mercado tendem a apresentar melhores níveis de governança como forma de atrair investimentos. Em contraponto, as variáveis desempenho, recebíveis e intangibilidade não se apresentaram significantes para justificar as melhores práticas de GC.
Palavras-chave: Governança Corporativa. Internacionalização de empresas. Variáveis de Gestão Econômico-Financeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional