Construção de um projeto conceitual de controle para confinamento de bovinos: Plano-sequência e modelo de mensuração
Resumo
O objetivo deste trabalho é aplicar a abordagem de modelo conceitual de Plano-sequência na atividade de confinamento de bovinos. Esse modelo abrange a gestão das diversas etapas do processo de confinamento de bovinos, desde a compra dos animais e insumos, preparo de rações, arraçoamento e engorda até a comercialização do produto. Utilizou-se de pesquisa exploratória junto a produtores da área de confinamento de bovinos, com a aplicação dos conceitos de Plano-sequência e Custo-sequência descritos por Yoshitake (2003, p. 128). O estudo compreende a proposta de elaboração de um modelo de Plano-sequência e, por meio dele, um modelo de mensuração dos custos envolvidos nas atividades desse segmento da agropecuária. A produção nacional de carne bovina é fator relevante no balanço de pagamentos do Brasil, seja pelo ingresso de divisas, seja pela economia de moeda estrangeira que seria despendida na aquisição desse produto. Os resultados evidenciam que a aplicação de um Plano-sequência oferece um melhor controle de gestão de confinamento de bovinos, eliminando lacunas no processo de construção e monitoramento dos custos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional