AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE EMPRESAS SEM ESCRITURAÇÃO REGULAR E SEUS REFLEXOS NA PERÍCIA CONTÁBIL
Resumo
A NBC T 13 – Da PeríciaContábil, em sua conceituação e objetivos, estabelece que a perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que buscam dar prova, sustentação, como objetivo de solucionar, o mais justo possível, o litígio objeto do trabalho. A avaliação patrimonial também é atribuição desse perito contador, estando inclusive apresentada como procedimento de perícia contábil, conforme item 13.4.1.7. Sendo assim, ao perito contador compete a avaliação de uma empresa, buscando apurar o valor dessa entidade o mais próximo da sua realidade. Mas e as empresas que detêm capacidade de gerar resultados positivos, possuindo atribuições intangíveis de seu ativo, porém não tendo escrituração contábil regular ou, ainda, com escrituração que não apresenta a realidade econômica? Nessa situação, como deverá proceder o perito contador? Deverá sustentar-se somente em apuração do patrimônio a valores correntes ou buscará evidenciar o intangível, apesar de não ter um balanço patrimonial como matéria-prima para seu laudo pericial? Sem esquecer, ainda como princípio sine qua non, a certificação da continuidade ou não do empreendimento, principal norteamento para todas as etapas do processo avaliatório. Esse é o objetivo deste artigo: apresentar opções calcadas em conhecimentos técnicos capazes de mensurar o goodwill dessa empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional