ANÁLISE DO RISCO DA LIQUIDEZ
Resumo
O patrimônio das células sociais, como objeto da contabilidade, está sujeito a diversas influências dos ambientes que podem prejudicar sua existência. Desde as épocas mais remotas, impregnadas de empirismos, os indivíduos que lidavam com a contabilidade já estudavam os riscos inerentes à riqueza e pensavam numa maneira de preveni-los; no entanto, nunca antes se teve notícia dos estudos avançados sobre os perigos que afetam o patrimônio, como os hodiernos, emitidos pela doutrina do Neopatrimonialismo. Portanto, no estágio atual da contabilidade, é comum estudar os riscos que afetam a riqueza das células sociais, especialmente os atinentes aos movimentos básicos, fundamentais e imprescindíveis para a sobrevivência e progresso do ente patrimonial. A liquidez, como exercício básico e fundamental do patrimônio, possui um risco que influencia a sua eficácia e que deve ser analisado, medido e controlado; e a ciência contábil pode, com a sua dignidade científica, garantir os recursos tecnológicos e gnosiológicos, para o estudo do sistema financeiro na sua capacidade de proteção contra os problemas que ameaçam a sua eficácia, no contínuo processo de devir da dinâmica patrimonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional