DEMONSTRAÇÕES DOS FLUXOS DE CAIXA NAS NORMAS BRASILEIRA, INTERNACIONAL E NORTE-AMERICANA
Resumo
A principal finalidade da demonstração do fluxo de caixa é fornecer informações sobre a movimentação de entrada e de saída de caixa de uma entidade num determinado período ou exercício, assim como proporcionar aos usuários das demonstrações financeiras uma base para avaliar a capacidade da companhia em gerar fluxos futuros de caixa positivo para realizar investimentos, cumprir suas obrigações e pagar dividendos a seus acionistas ou cotistas. Neste demonstrativo, os recebimentos e pagamentos são classificados como provenientes de atividades operacionais, de investimentos e de financiamento, os quais são apresentados de maneira a conciliar as variações do caixa do começo com o do final do período. Este artigo tem como objetivo demonstrar a forma como são classificadas as contas, conhecer as principais semelhanças e diferenças em relação à estrutura dos grupos de contas da demonstração do fluxo de caixa nas normas brasileiras, internacionais e norte-americanas, através do método direto e indireto. Desta forma, o presente trabalho busca apontar a importância do demonstrativo para avaliação econômica e financeira das empresas para a tomada de decisão no âmbito internacional das organizações, partindo da premissa de que a geração de caixa é tão importante quanto à geração do lucro, entendendo que o mecanismo que leva uma empresa a quebrar não é a falta de lucro, mais sim a falta de caixa, uma vez que são inúmeros os exemplos de empresas que se inviabilizaram financeiramente, mesmo apresentando lucros contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional