Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-04-28. Leia a versão mais recente.

(DES)MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

ANÁLISE EMPÍRICA NO MERCADO DE CAPITAIS DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1396

Palavras-chave:

Desempenho de Mercado, Motivação de Empregados, Rotatividade de Empregados

Resumo

O estudo testou, por meio de modelagem econométrica, se empresas do mercado de capitais do Brasil que contêm mais empregados desmotivados são as que obtêm um menor desempenho de mercado. O presente trabalho avança ao adotar a rotatividade de pessoas nas empresas (turnover) como proxy para a mensuração da (des)motivação dos funcionários. Em um contexto organizacional, há uma premissa geral de que funcionários mais motivados exercerão melhor desempenho e, pela lógica do contraditório, é possível assumir, também, que, quanto mais pessoas saem intencionalmente da empresa, mais desmotivadas estão. Para mensurar o desempenho da empresa, foi utilizado o retorno de mercado. Apesar de sofrer influências externas, percebe-se que a média da cotação das ações das empresas no mercado pode refletir e representar o desempenho de uma organização. Nesse sentido, os resultados empíricos esperados buscaram corroborar a hipótese de que a motivação dos funcionários tem um impacto positivo no desempenho corporativo e tem valor relevante refletido nos preços das ações, isto é, o mercado valoriza tal intangível. Uma vez que o coeficiente da variável “desmotivação” foi negativo e estatisticamente significativo, confirmou-se a hipótese central e, portanto, é possível afirmar que existe relação inversa entre o desempenho de mercado da empresa, medido pelo retorno das ações, e a desmotivação dos empregados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Universidade de Brasília

Graduado em Engenharia Civil (FTESM, 1981) e doutor em Contabilidade e Controladoria (USP, 2001). Visiting Scholar (UIUC-USA), 1999-2000 e 2017-2018. Professor titular na UnB, foi coordenador de graduação, chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN. Foi o coordenador-geral do I CCG-UnB - Congresso UnB de Contabilidade e Governança. Orientou ou orienta dezenas de pesquisas, nos níveis de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui vários trbalhos publicados em revistas especializadas e capítulos de livros didáticos, e participou de dezenas de congressos nacionais e internacionais. Acumula diversas participações em bancas para seleção de professores e alunos de mestrado e doutorado, e de defesas de tese, dissertação e tcc de especialização e graduação. Pesquisa nas seguintes áreas: controladoria, ênfase em gestão econômica e governança, e efeitos da informação contábil no mercado de capitais. Antes de ingressar na academia, atuou profissionalmente como engenheiro civil na iniciativa privada e também foi servidor do Banco do Brasil, onde desempenhou várias funções.

Mariana Guerra, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (DCCA/UnB) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (PPGCont/UnB). Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE/UnB). Graduada em Ciências Contábeis (2008) e mestre em Contabilidade e Controladoria (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Administração (2013) pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante dos grupos de pesquisa Gestão de Serviços Públicos (GESPU/UnB) e Núcleo de Estudos em Compliance, Risco e Controle (NuCRC). Atuais interesses de pesquisa: avaliação e indicadores de desempenho, gestão de organizações hospitalares, economia da saúde e gestão pública.

 

Downloads

Publicado

2023-04-28

Versões

Como Citar

Pinto de Castro, D., Barbosa Lustosa, P. R., & Guerra, M. (2023). (DES)MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ANÁLISE EMPÍRICA NO MERCADO DE CAPITAIS DO BRASIL. Revista Mineira De Contabilidade, 24(1), 62–73. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1396

Edição

Seção

Artigos científicos: