Receitas de patrocínio e publicidade nos clubes de futebol: uma análise sob a ótica das redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1091Palavras-chave:
Clubes de futebol, Receitas de Patrocínio e Publicidade, Rede Social.Resumo
Este estudo objetiva verificar a relação entre a quantidade de seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) dos clubes e a captação de recursos de patrocínio e publicidade, no pressuposto de que a presença dos torcedores nas redes sociais seria indicativo de um público engajado com o clube e interessado nas suas atividades e, possivelmente, propenso a consumir produtos ou adquirir marcas dos patrocinadores parceiros. Foram analisados 32 clubes entre 2016 e 2017 que disponibilizaram suas demonstrações contábeis e constavam na análise de rankings digitais elaborada pelo Ibope Repucom. Utilizou-se como modelo econométrico a regressão de dados em painel com abordagem efeitos aleatórios. Quanto aos resultados, as variáveis rede social e tamanho mostraram-se positivamente significativas, confirmando a hipótese de relação positiva entre a receita de patrocínio e publicidade e o engajamento dos clubes nas redes sociais, demonstrando que os clubes devem aprimorar-se em formas de atrair visibilidade para seus perfis nas redes, permitindo que seus patrocinadores fiquem mais interessados, de modo que essa fonte de receita possa elevar-se frente a nova realidade de exposição de imagem dos clubes. Adicionalmente, avaliou-se se uma rede social possuía maior influência na captação de recursos de patrocínio e publicidade comparadas a outras e verificou-se que com exceção do Youtube, as demais rede sociais analisadas individualmente foram positivamente significativas e com coeficientes semelhantes entre si, ressaltando a importância dos clubes estarem presentes em todas as redes sociais, pois de forma conjunta há maximização de visibilidade, tornando-se mais atrativa para angariar montantes maiores de receita de patrocínio e publicidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thais Azzolini Piva, Odilanei Morais dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional